Thursday, March 10, 2011

Mito: Chás que derretem gordura

Dias desses eu ví uma matéria no blog de uma nutricionista que realmente me deixou de cabelo em pé. A matéria é a mesma que publicarei abaixo, por favor prestem atenção nos ítens marcados em vermelho:


5 Chás que DERRETEM a gordura 
(...)“empurrãozinho” para quem deseja emagrecer, hoje daremos 5 opções de chás que ajudam a derreter a gordura.
1. Chá de hibisco:
Ele ajuda a reduzir a gordura e a retenção de líquidos. Combate os radicais livres, protegendo a pele do envelhecimento precoce.
2. Chá branco:
Ele elimina o inchaço e reduz a absorção da gordura dos alimentos. Diminui o colesterol ruim (LDL) e fortalece veias e artérias.
3. Chá vermelho:
Esse tem o poder da vitamina C. Combate o inchaço, diminui a fome e queima calorias. É rico em vitamina C, sais minerais e cafeína, o que ajuda a acelerar o metabolismo e a perda de peso.
4. Dente de leão – Diurético
Esse chá tem ação diurética, diminuindo a retenção de líquido. Ele também melhora o funcionamento do intestino.
5. Chá de alecrim
O alecrim ajuda no funcionamento do sistema digestivo e, de quebra, seca a gordura da barriga.


Agora vamos ser claros, não há substância no mundo que te faça "secar a barriga, derreter gordura, queimar calorias".

Analisando os chás, cruamente suas funções são:
1. Chá de hibisco: diurético
2. Chá branco: diurético
3. Chá vermelho: diurético e levemente termogênico
4. Chá de dente de leão: diurético
5. Chá de alecrim: funcionamento do intestino

Obviamente todos os chás citados acima, tem outras características benéficas ao organismo, mas o que me preocupa é o modo pelo qual a matéria passa uma idéia mentirosa de que tomar esses chás pode te fazer a vir perder peso.

O que os citados têm em comum é seu efeito diurético, algumas mulheres têm problema com retenção de líquidos, então pode a ajudar a diminuir o edema (inchaço) nessas mulheres. Porém, vir afirmar que algum chá irá fazer com que suas reservas de gordura sejam mobilizadas e gastas, é missão impossível.

As pessoas se iludem com a possibilidade de emagrecer facilmente, mas a regra para perda de peso é simples. Vamos exemplificar: você ingere uma refeição com 300 calorias, se durante o seu dia você não gastar essas 300 calorias (em atividades diárias, esportes), essa energia vai ser acumulada sob forma de gordura nos tecidos.

Essa gordura só será gasta quando em uma outra situação, você requisitá-la num momento que precisa de energia,  e para isso basta exercitar-se regularmente.

Digamos que você esteja em dieta e queira emagrecer, é só fazer as contas, estou gastando mais calorias do que consumo?  Existem algumas tabelas com o valor calórico dos alimentos que podem te ajudar a contabilizar isso, veja essa -> TABELA DE CALORIAS.

2 comments:

Lívia said...

Adorei as dicas Ta!! É a sua profissão. Continue assim que esta perfeito! Com certeza irá ajudar muita gente!

bjinhos

Débora Accioly said...

Talita, se uma nutricionista passa uma informação dessa, a gente acredita. É por isso que eu acho que toda profissão hoje em dia devia ter um exame como o da OAB. Pra manter o nível dos profissionais.
Com esse monte de faculdade que tem por aí, esse tipo de coisa acaba se tornando comum.
É preciso ter muita atenção...
Tomo 4 chícaras de chá de Dente de Leão todos os dias. Minha nutricionista passou dizendo que é diurético, como vc falou.
Associado à dieta balanceada, tá dando resultado!!
Beijoos :*

potinhoscoloridos.com