Thursday, March 10, 2011

Termogênicos


Como ando fazendo academia, ultimamente tenho conversado bastante à respeito com outras pessoas sobre o assunto, não sou formada, mas me interesso pelo assunto e estou em ligas na faculdade sobre fisiologia do exercício, e há momentos que vejo amigos tomando cada suplemento para obterem um resultado mais rápido, com composições que assustam!
Ninguém obtém um resultado notável em duas semanas de treino, e não vai ser um suplemento e/ou termogênico que vai fazer isso por você. Tudo depende do seu empenho, disciplina, alimentação e até mesmo da genética.
Quer ganhar massa? Quer perder peso?
Não existe mistério, TREINE e tenha acompanhamento de um personal / instrutor e de um nutricionista.
Numa sequência de posts que inicia hoje vou tentar explicar sobre os suplementos mais usados, hoje o tema é:

TERMOGÊNICO:
Os termogênicos em modo geral aumentam a temperatura do corpo causando uma aceleração na taxa do metabolismo basal, consequentemente ajudando na queima de gordura corporal.
São em geral, formulados por compostos extraídos de plantas como a cafeína presente no café, no guaraná e nos chás, o guaraná, a teobromina do cacau, a capsaícina presente nas pimentas, as catequinas do chá verde e a sinefrina da laranja amarga.

Efeitos colaterais dos termogênicos:
- A elevação aguda da pressão arterial e frequência cardíaca estão associadas ao uso de termogênicos, por isso, não são recomendados para pessoas com problemas psiquiátricos, cardíacos ou hipertensão arterial.
- A administração de altas doses pode provocar palpitações, insônia, ansiedade, tremores, instabilidade dos membros superiores, dores de cabeça, náuseas e irritabilidade.
- Podem provocar desidratação, portanto deve-se ter uma atenção especial em relação à ingestão de água ao longo do dia e especialmente durante o exercício.

Obviamente existem os bons termogênicos, mas como já citado o uso destes deve ser feito diante de acompanhamento de um profissional, não adianta você fazer o consumo de uma substância sem ter consciência e conhecimento de seus efeitos em seu corpo. O resultado de um produto não depende só dele, depende muito de seus esforços na dieta, treino descanso e rotina de vida também. Lembre-se sempre disso!
(adaptação de: Dicas de Musculação)

Existem ainda termogênicos que têm em sua composição a efedrina, esta é uma amina similar aos derivados sintéticos da anfetamina, muito utilizada em medicamentos para emagrecer, pois ela faz que o metabolismo acelere, queimando mais gordura (através da termogênese - produção de calor), porém causa hipertensão arterial, taquiarritmias, infarto do miocárdio e morte súbita, além de relatos de miocardite, além dos efeitos adrenérgicos da efedrina, provocando diminuição do período refratário, também permitem o desenvolvimento de arritmias. O efeito cardiovascular da efedrina é, ao menos em parte, semelhante ao da cocaína, droga que também causa estimulação alfa e beta adrenérgica, levando a aumento da pressão arterial, aumento da freqüência cardíaca, vasoespasmo coronariano, isquemia, infarto e arritmias, devido a todos esses efeitos e da forte dependência que causa, a droga foi proibida para este uso, ou seja no Brasil, a venda de termogênicos com efedrina é proibida.  (ver mais informações sobre efedrina)

E você, já tomou termogênico? Se sim, compartilhe sua opinião.

1 comment:

Anonymous said...

tem q tomar é bomba!!! injeta no corpo e deixa o trem cresce!!!