Saturday, July 30, 2011

Treinamento de força


O treinamento de força é uma situação onde o corpo está submetido à um estresse, no qual ele precisa precisa gastar muita energia para exercer força em diferentes músculos tendo que adaptar-se à nova condição, quando pratica-se atividade física o corpo precisa de mais oxigênio e nutrientes para suprir as necessidades dos novos musculos mobilizados, dessa maneira a taxa metabólica basal aumenta, proporcionando um aumento significativo na demanda energética pós-exercício.

Uma desvantagem das atividades físicas aeróbicas (corridas, jump, step, etc) é 'que as pessoas obesas, ao se submeterem à exercícios mais intensos, como a corrida, podem sobrecarregar suas articulações, podendo gerar entre outras doenças articulares a osteoartrite nas mais diversas articulações, limitando assim o número de opções viáveis de exercícios'. Porém, muitos acreditam que apenas o exercício aeróbico (corrida, jump, step) emagreça.

Um motivo pelo qual o treinamento com pesos parece ser importante para o controle do peso é que há indicações de que o exercício com pesos cause dramática elevações no lactato sangüíneo, catecolaminas e hormônios anabólicos (responsáveis por ganho de massa muscular). E a elevação dessas substâncias no organismo pode levar algumas horas para se cessar, mantendo a taxa metabólica de repouso elevada por aproximadamente por 15 horas, utilizando a gordura como substrato energético durante este período.

Portanto, podemos observar que o treinamento de força provoca mudanças na composição corporal, no desempenho motor, na força muscular e na estética corporal (além da óbvia perda de peso, há melhora na postura) e principalmente na taxa metabólica basal. Treinamento de força emagrece sim!

Referências utilizadas neste post:
WebArtigos

No comments: