Wednesday, August 3, 2011

Receita com casca de frutas

Hoje após comer um mamão como lanche da tarde notei a quantidade de cascas que estava prestes a jogar fora.  Sabe-se que a casca é extremamente rica em nutrientes, chegando a ser até mais nutritiva que a polpa da fruta, tal característica nutricional da casca da-se pela sua função de proteger a polpa contra agressores (vento, fungos, etc). Seguem abaixo duas receitas simples:

1. Suco de casca de mamão com laranja
Ingredientes
1 xícara (chá) de casca de mamão
3 xícaras (chá) de água
5 colheres (sopa) de açúcar
4 laranjas
1 limão

Modo de preparo
Bata as cascas de mamão com a água e o açúcar. Coe. À parte esprema as laranjas, o limão e misture ao líquido. Sirva gelado.

2. Bolo de casca de mamão 
Ingredientes
1 colher (sopa) de fermento em pó
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
2 xícaras (chá) de açúcar
2 gemas
2 claras em neve
casca de um mamão formosa maduro
3 xícaras (chá) de água

Modo de preparo
Em uma panela, junte a água e a casca do mamão e leve ao fogo para ferver por 10 minutos. Retire, espere esfriar e bata no liquidificador. Coe e reserve o caldo. Em uma tigela, misture as claras em neve e as gemas. Sem parar de mexer, adicione, aos poucos, o açúcar e a farinha de trigo. Acrescente uma xícara do caldo da casca e, por último, o fermento. Despeje a massa em uma fôrma untada com margarina e farinha de trigo e leve para assar em forno médio preaquecido. Quando o bolo estiver dourado, espete um palito para verificar se está no ponto. Por último, tire o bolo da assadeira, faça vários furinhos nele e despeje o restante do caldo, dessa vez adoçado com uma colher de sopa de açúcar.

3. Doce de casca de mamão
Ingredientes
Cascas de 6 mamões maduros bem lavados
3 xícaras e meia de açúcar

Modo de Preparo:
Deixe de molho na água as cascas dos mamões de um dia para o outro.
Pique-as, coloque-as numa panela e deixe ferver, acrescentando as cascas sempre que levantar a fervura. Troque a água a cada fervura. Na quarta vez, deixe cozinhar por 10 minutos. Deixe esfriar, bata no liquidificador adicionando uma xícara ( chá ) de água e passe por peneira. Leve ao fogo com açúcar até dar o ponto ( quando desprender do fundo da panela ).

Receitas 1 e 2: Muito mais receitas
Receita 3: Receitas de reaproveitamento

No comments: